Se você tem filhos muito provavelmente já se perguntou qual seria a melhor forma de poupar dinheiro para o futuro deles, seja para pagar a faculdade, ajudá-lo a comprar um imóvel ou simplesmente para que ele tenha uma boa poupança para iniciar a vida adulta.

Quando planejamos investir para nossas crianças e jovens, estamos pensando em opções que entreguem retorno no longo prazo. Assim, é muito importante que você escolha ativos compatíveis com um horizonte de tempo bastante longo (possivelmente 20-25 anos ou algo ainda mais extenso). Dessa forma, a carteira que queremos montar para nossos pequenos deve ser bastante tolerante à volatilidade, riscos e títulos com prazos de vencimento longos, pois neles é que estão embutidas as melhores oportunidades de retorno. Você estará fazendo um grande desserviço ao seu filho se escolher ativos muitos conservadores, como caderneta de poupança e títulos pós-fixados.

O melhor investimento para retornos no longo prazo

Investir em ações é a melhor opção para um carteira que busca retornos no longo prazo

Na nossa opinião, toda carteira que busca retornos de longo prazo deveria ter, obrigatoriamente, ações. Essa classe de ativo possui, conforme comentamos nesse outro post, a melhor relação retorno/risco/volatilidade. Além disso, a carteira para o seu filho não terá resgates durante muitos anos (apenas aplicações), aumentando muito a chance que a acumulação de retornos positivos sucessivos faça com que o patrimônio do pequeno se multiplique.

Quando se investe tendo como objetivo um longo horizonte de tempo, a volatilidade é mitigada. Em palavras leigas, podemos dizer que períodos de desempenho ruim da carteira podem ser mais do que compensados por períodos de bom desempenho. Vamos pegar o Luminus FIA como exemplo. Abaixo mostramos o desempenho do fundo, Ibovespa e CDI entre os anos de 2013 e 2015 e também o acumulado entre os anos de 2013 até setembro de 2017:

 

Acumulado entre 31/12/2012 e 31/12/2015

Acumulado entre 31/12/2012 e 29/9/2017

Luminus FIA

6,34%

94,71%

Ibovespa

-28,87%

21,89%

CDI

35,57%

66,99%

 

Pelos motivos já explicados nas nossas cartas, a economia brasileira passou pela recessão mais longa da sua história e isso, obviamente, refletiu nos preços das ações. Dessa forma, o desempenho do Luminus FIA ficou abaixo do CDI entre os anos de 2013 e 2015. Quem olha esse período de forma isolada, poderia inferir que investir em ações produz retornos ruins. No entanto, quando incluímos o ano de 2016 e 2017 nessa análise, vemos que o quadro muda muito de figura, uma vez que o desempenho do Luminus FIA foi de 188% do CDI. Ou seja, quem possui paciência e tempo não apenas mitiga perdas anteriores, como obtém retornos bastante superiores.

Além desses fatores inerentes ao investimentos em ações, acreditamos que o momento atual é muito propício ao investimento nessa classe de ativos, uma vez que passamos por uma retomada na economia. Nossa crença é que entramos num longo período de juros baixos, criando um ambiente muito favorável à melhora do resultado operacional das empresas, o que, fatalmente, deve se refletir no preço de suas ações.

Fundos de pensão investem em ações

Grandes fundos de pensão, responsáveis pelo patrimônio futuro de milhares de pessoas, investem em ações para isso. Mais um motivo que você deve fazer isso para seus filhos.

No longo prazo, não existe construção de um sólido patrimônio sem a bolsa, um dos maiores fundos de pensão do mundo, o CALTRS – California State Teachers Reteriment System – o fundo de pensão dos professores do estado da Califórnia, tem mais da metade do seu patrimônio em ações. Um fundo com mais de 200 bilhões de dólares, investimentos focados em construir retorno de longo prazo para gerar uma aposentadoria tranquila aos professores.

Liquidez

E caso aconteça algo inesperado com meu filho e eu precise do dinheiro antes?

Ações são negociadas em bolsa, de segunda a sexta, e possuem incrível liquidez na média. É possível comprar e vender tudo em um único dia. É um ativo bastante líquido, para utilizar um jargão de finanças, ou seja, é fácil transformá-lo em dinheiro. Então, no caso de um saque emergencial, o dinheiro estará disponível rapidamente para você.

Se você já iniciou uma carteira de investimentos para seu filho, parabéns, pois isso é uma demonstração da sua preocupação com o futuro dele. No entanto, isso não basta. Você também deve procurar os ativos que sejam mais eficientes em entregar retornos de longo prazo, pois isso fará grande diferença no tamanho do patrimônio do seu filho daqui 25 anos.

Quer ficar sempre atualizado?
Assine nossa newsletter.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *